Olá

Bem vindo ao Coisas da Alma!

Despretensiosamente levando um pouco de espiritualidade ao mundo!

Conheça o http://aalmadascoisas-annapon.blogspot.com/, blog parceiro do Coisas da Alma.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ética nos terreiros

Olá pessoal!
Li o texto abaixo há algum tempo, é ótimo! muito realista, sem meias palavras! gostei muito!
Parabéns pela postagem amiga dos ventos!
Annapon



Ética nos terreiros, deveria ser matéria obrigatória? Ou é pertinente a criação do ser humano!


Afinal, o que é ética?

Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, Ética é "o estudo dos juízo de apreciação que se referem á conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, inerente ao ser humano!

Portanto, ética nas minhas palavras são princípios e regras morais.

A pergunta que não quer calar, Ética deveria ser ensino obrigatório nos terreiros ou faz parte da base educacional familiar?

Lembrando, que vivemos em sociedade e o que você faz ou deixa de fazer pode de alguma forma afetar o outro, como por exemplo: Você está incorporado tem consciência e uma pessoa aparece na sua frente armada, dizendo que vai matar a esposa em decorrência de uma possível traição, o que fazer?

Logicamente, que a entidade vai conduzir a conversa até uma solução pacífica, então, o consulente resolve deixar a arma com a entidade, o que fazer?

Entregar a arma ao consulente, afinal cada um é responsável por suas escolhas?

Denuncia-lo a policia, afinal, ele deixou a arma...mas quem quer matar se utiliza de outros apetrechos.

Quem nunca pensou em jogar a machadinha de Xangô na cabeça do chefe ou do marido...malei-me meu pai, confesso que já tive esse desejo...mas, passou...kkk.

São questões a se pensar, bem como, os atendimentos com os irmãos de terreiro! Deveria ser imposto um juramento para os atendimento ou isto, fica só subentendido?

Alguns dirigente, contam com a ética religiosa de cada um. Como se cada médium fosse um confessionário. Vale lembrar, que cada um conduz seu entendimento de ética como acha correto.

Vou colocar um exemplo para facilitar: Existem centros que são de família ou trabalham famílias e por acaso do destino um tio que está com uma doença muito grave e não contou para os demais familiares passa com sua entidade, o médium por tem a consciência, saberá do problema o que fazer é o primeiro conflito moral do médium?

Faz diferença um médium de 16 ou um de 50 anos filtrar a informação e se ele resolver contar para seu núcleo familiar, como fica a estrutura da família e a credibilidade em seu silêncio como religioso.

Talvez, por isso, antigamente o médium ser ou "se dizer" inconsciente era conveniente a todos.

Qual a idade correta para começar o atendimento, não digo isso por causa do guia, que é um espírito evoluído! Mas sim, pela pouca vivência ou imaturidade do médium...se é que isso é um pré-requisito?

O que coloco em questão é a ética dos atendimentos e as pessoas que depois, comentam sobre o que o consulente falou, será que o médium é tão superior assim, que se dá ao direito de julgar seu irmão?

Não, falo só de uma situação ou de um terreiro...já vi e ouvi isso acontecer por diversas vezes.

Inclusive um irmão que disse não vai mais atender minha mãe, porque ela questionou os ensinamentos da entidade dele.

Não me cabe levar isso ao dirigente, cabe apenas análise do perfil do médium...é um ponto a se refletir!

Já ouvi em uma reunião que certa pessoa não por vontade atenderia algumas, prontamente o dirigente disse que isso é uma lição para ela e para as outras que criticaram o atendimento desta!

Como se não bastasse, tem os recados que são mandados através da "entidades"!

Incrível como essas ficam dando recados, é excesso de soberbia ou falta de caráter ou coragem, estou suavizando? Também, vou me manter nos bastidores, porque há coisas que dificilmente mudam e eu não estou para transgredir nada, apenas aprendo e jogo no blog!

Postei esse mesmo texto no Blog da Rede Brasileira de Umbanda e encontrei estórias bem parecidas, o que está acontecendo?

E se eu fosse dirigente, como deveria agir ou evitar evitando que isso ocorresse no terreiro?



E quem quiser que conte outra!

do blog http://amigadosventosnosatabaquesdavida.blogspot.com.br/2009/11/afinal-o-que-e-etica-segundo-o.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

Seguidores